Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exploração Topográfica da Gruta de João Vaz (Raposeira)

No seguimento de notícias anteriores, e como já referido, desde os finais do século XIX que a elevada apetência arqueológica dos contextos cavernícolas do território concelhio de Vila do Bispo se encontra perfeitamente reconhecida. Porém, o grau de conhecimento e o panorama da investigação das nossas cavernas mantêm-se praticamente inalterados desde então.
Em 2014, o eminente potencial arqueológico do mal conhecido endocarso do extremo sudoeste da Europa começou finalmente a ser investigado, segundo metodologias necessariamente científicas e sistemáticas.
No âmbito do projeto de investigação, de iniciativa municipal, designado por "Carta Arqueológica do Concelho de Vila do Bispo", ao longo dos dois últimos meses encetámos uma campanha de reconhecimento e de exploração de grutas situadas nas nossas paisagens geológicas.
O passado fim-de-semana foi dedicado à área costeira da Raposeira... nos dias 5 e 6 de agosto demos início ao processo de exploração, interpretação, descrição e topografia da Gruta de João Vaz, a poente da Praia da Ingrina.

Os trabalhos vão prosseguir nos próximos meses, siga esta nossa aventura pelo Tempo Geológico e Arqueológico, assista ao nosso vídeo documental: