Feliz de quem tiver uma PEDRA em SAGRES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

História do Mês de Julho | A Placa Solutrense de Vale de Boi – Arte e Auroques

A ‘História do Mês’ consiste numa iniciativa expositiva do Centro de Interpretação de Vila do Bispo iniciada em janeiro de 2015 onde, mensalmente, se apresenta um objeto e um associado discurso informativo. Além da divulgação, valorização e partilha de determinados apontamentos e curiosidades da memória coletiva do território, pretende-se, com esta iniciativa, provocar hábitos de visita ao nosso equipamento cultural.
Em julho de 2016 a equipa do Professor Nuno Ferreira Bicho, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, regressou a Vale de Boi para mais uma campanha arqueológica na área do abrigo paleolítico localizado junto daquela aldeia da freguesia de Budens. 
Neste mês de intensa atividade arqueológica, aqui fica a proposta de visita ao Centro de Interpretação de Vila do Bispo para assim tomar contacto com um dos mais interessantes artefactos arqueológicos assinalados no nosso Concelho - uma rara placa de xisto gravada com motivos zoomórficos (3 auroques - uma espécie de boi de grandes dimensões entretanto extinta) datada do período Solutrense (Paleolítico Superior), com cerca de 24 mil anos!